Rabo do gato: entenda mais sobre a “linguagem secreta” dos bichanos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

avatar
Eduardo Machado
Admin
Mensagens : 60
Data de inscrição : 23/11/2014
https://caesegatos.forumeiros.com
05072022
Rabo do gato: entenda mais sobre a “linguagem secreta” dos bichanos Gato10
De fato, o gato é um animalzinho um tanto quanto enigmático. Porém, se você se atentar para os sinais que o pet dá por gestos e posturas, fica muito mais fácil compreendê-lo. Sendo assim, estudar a “linguagem” do rabo do gato é muito importante.




Afinal, identificar as emoções do animal de estimação é fundamental para a sua relação com o pet ser ainda melhor. Assim, é possível oferecer o suporte necessário sempre que o peludo precisar. A seguir, saiba mais sobre as diferentes sinalizações dadas pelo rabo do gato. 

Rabo de gato: uma parte muito importante do corpo do pet

Muita gente não sabe, mas o rabo do gato é parte da coluna vertebral do bichano.  A Dra. Cássia Paulon, médica-veterinária da Petz, explica que o rabo é constituído pelas chamadas vértebras caudais, muito importantes para o bichano. 

Um problema na cauda do gato pode gerar algumas complicações na saúde, como mau funcionamento intestinal e dificuldade de locomoção. Assim, é preciso tomar todos os cuidados possíveis para essa parte do corpo do felino não sofrer danos. 

Mantenha distância!

O rabo é uma parte sensível do corpo do gato. Por isso, especialistas recomendam nunca pegar o gato pela cauda, por mais que ela seja muito fofa. “Essa ação pode causar traumas, como luxações e fraturas”, explica a Dra. Cássia. 

Lembre-se que, nesse caso, é um trauma direto sobre parte da coluna vertebral, o que é muito doloroso para o pet. Além disso gerar complicações, a Dra. Cássia afirma que nenhum bichano gosta de ter sua cauda tocada. “É extremamente desconfortável para ele”, reforça. 

Conhecendo as emoções pelo rabo de gato

Como dissemos, o bichano se expressa bastante pela linguagem corporal. Nesse sentido, o rabo do gato ganha outro papel no dia a dia do peludo: indicar emoções. A seguir, confira algumas das posições mais comuns da cauda do pet e saiba o que elas podem significar.

Rabo ereto e pelos para baixo

Quando a cauda está para cima, mas os pelos das costas do bichano não estão eriçados, é sinal de que o pet está de bom humor — apesar de atento. É uma posição regular, principalmente quando o bichano observa o tutor chegar e vai comer ração.

Rabo ereto e pelos eriçados 

Agora, se você observar a cauda ereta e eriçada, há algo preocupando o pet. Geralmente, esse é um sinal de que seu amigo está assustado e pode tentar se defender de possíveis ameaças. Esse é um dos hábitos de gato mais comuns ao sentir perigo. 

Rabo relaxado

A despreocupação e o bom-humor do gato podem ser percebidos pelo rabo relaxado. No dia a dia, é muito comum observar a cauda do bichano nesta posição enquanto ele anda pela casa ou tira sonecas revigorantes. 

Rabo arqueado, em curva

Quando o rabo do bichano fica nesta posição, ele está apreensivo ou nervoso, portanto, o melhor a fazer é não incomodá-lo. É uma posição comum em momentos em que o pet se sente inseguro, por exemplo, como quando há muitas pessoas estranhas na casa.

Rabo relaxado, com movimentos longos

Em geral, é comum ver gato balançando a cauda enquanto ele está sentado, observando o ambiente ao redor. Esse comportamento indica que o bichano está relaxado, mas curioso e atento para qualquer movimento estranho. Em momentos como esse, fique à vontade para acariciar o bichinho.

Rabo relaxado, com movimentos curtos e rápidos

Este é um sinal de que o pet está ansioso e excitado. Normalmente, acontece quando alguém oferece um brinquedo ou começa um jogo com o bichano. Se o felino balançando o rabo rapidamente, você pode se aproximar. Contudo, prepare-se para levar alguns arranhões e mordidas, mesmo que de brincadeira.

Rabo para baixo 

Se a cauda estiver para baixo e inerte, é sinal de que há algo errado. A Dra. Cássia reforça que esta posição é incomum para os bichanos. Nesse caso, o indicado é procurar um veterinário. Só ele pode fazer uma análise completa para detectar a origem do problema, além de receitar um diagnóstico preciso.

Outras partes do corpo que indicam o humor do gato

Interpretar as emoções do seu bichano pela posição da cauda é uma boa estratégia. Porém, para “ler” seu pet com precisão, é indicado observar outros sinais. Especialistas indicam ficar de olho em três pontos-chave.

Orelhas

As orelhas também são parte importante da comunicação dos gatos. Por exemplo, se estiverem tortas, indicam curiosidade. Já relaxadas e para os lados significam felicidade.

Respiração

Este é um sinal importante para a comunicação do gato. O ronronar é um excelente indício de que seu amigo está feliz e confortável, ao contrário de uma respiração ofegante, que indica nervosismo e estresse.

Além das dicas acima, a Dra. Cássia lembra que cada tutor tem uma forma específica de se comunicar com o pet. Assim, para falar “gatês” fluentemente, o ideal é passar mais tempo na companhia do peludo!
Sabendo todos os sinais indicados pelo rabo do gato, será muito mais fácil lidar com seu bichano. 

Compartilhar este artigo em:reddit

Comentários

Nenhum comentário

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos